sábado, 26 de janeiro de 2008


Ingredientes p/ o arroz:
- 2 xícaras de arroz cru;
- 2 xícaras de água;
- 4 colheres (sopa) de vinagre de arroz;
- 1/4 colher (sopa) de sal;
- 3 colheres (sopa) de açúcar.
Coloque o vinagre, o açúcar e o sal em uma xícara e leve ao microondas por 30 segundos, ou até o açúcar dissolver.
Preparo: Lave muito bem o arroz, até a água ficar cristalina, e escorra toda a água. Em uma panela acrescente as 2 xícaras de água e o arroz. Leve a panela ao fogo em temperatura alta. Quando a água ferver, tampe a panela e deixe cozinhar por 15 minutos em temperatura média.Apague o fogo e acrescente sobre o arroz a mistura do vinagre. Mexa tudo com um garfo de madeira e tampe novamente a panela. Cubra a panela com um pano úmido e deixe o arroz esfriar em temperatura ambiente.
Ingredientes p/ o Sushi:
- 4 a 5 folhas de Alga (Nori);
- 1 cenoura cortada em palitos (crua ou levemente cozida);
- 1/4 pimentão cortado em tiras finas;
- 1 omelete bem fina, feita com 1 ovo, e cortada em tiras (temperada com um pouquinho de sal e pimenta branca);
- 1 abacate (cortado em tiras);
- 1 pepino cortado em tiras (gosto de usar pickles);
- Kani ou carne de caranguejo;
- Peixe fresco (atum ou salmão);
- Sementes de gergelim assada.
Preparo:
Colocar uma folha de Nori sobre uma esteira de bambu, ou sobre uma película plástica (Cling Wrap).
Acrescentar uma camada de arroz sobre o Nori e espalhar com as mãos ou com uma espátula de madeira. "Utilizar uma vasilha com água fria e um pouco de vinagre de arroz p/ limpar os dedos durante a montagem".
Atenção: "A parte superior da folha tem que ficar com aproximadamente 2cm sem arroz e recheio."
Rechear com cenoura, ovo, kani, pimentão, pickles, abacate... e salpicar com gergelim.
Enrolar o Nori fazendo uma suave pressão.
Para que o Nori sele bem, passe os dedo molhados sobre os 2cm da folha sem recheio.
Corte o rolo em 6 ou 8 partes iguais, utilizando uma faca bem afiada e limpando-a sempre em água fria.
Salpique um pouco mais de gergelim sobre o sushi. Sirva com shoyo, wasabi e pickles de gengibre.
Rende 2 porções e 1/2.
Aprendi a fazer sushi nem sei o prq, mas me lembro que um dia vi essas pequenas rodelinhas verdes e colorida dentro e pensei vou provar.
Todo mundo esta careca de saber que eu sempre fui uma pessoa extremamente curiosa com sabores e cores,Entao corri atrás de uma senhora japonesa muito simpatica que residia numa pequena cidade na qual morei por alguns anos e aprendi meio que as duras penas essa maravilhosa iguaria japonesa.
Desde então reunia amigos e fazia pra eles, é podem acreditar eu sei fazer isso como uma profissional.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Estava mesmo precisando de um doce!


Só comendo um docinho pra afastar essa saudade!

Torta de chocolate com limão tirada de um site de receita.


Triturei no liquidificador um pacote de 200gr de biscoito maisena e fiz uma farofinha fina. Coloquei numa travessa e acrescentei umas 4 colheres (sopa) de manteiga sem sal derretida e misturei bem. Com essa farofa mais úmida, forrei o fundo e as laterais de uma fôrma de fundo removível de 24cm. Levei ao forno pré-aquecido por uns 10 minutinhos e reservei.


Para fazer o recheio de chocolate...Lembra que eu disse que sempre tenho chocolate meio amargo em casa (eu compro aquelas barras grandes pra quem trabalha com chocolate)? Então... peguei uns 300gr de chocolate meio amargo, derreti em banho maria, juntei 1 lata de creme de leite, 1 colher (sobremesa) de manteiga sem sal, 2 colheres de Nutella e 1/2 envelope de gelatina em pó sem sabor hidratada na água (veja instruções na embalagem e hidrate o envelope todo pois vamos precisar de mais 1/2 envelope para o recheio de limão, ok?)Coloquei esse recheio sob a massa reservada e levei à geladeira enquanto fui fazer...


o recheio de limão...Bati no liquidificador 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 1/2 lata de suco de limão (se quiser menos azeda, pode usar menos suco de limão) e 1/2 pacote da gelatina em pó sem sabor hidratada.Coloquei sob o recheio de chocolate que já estava na massa, raspei chocolate por cima e levei à geladeira por umas 4 horas. Depois, foi só desenformar e servir.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008


500g de minipepinos (próprios para conserva) 1 ou 2 dentes de alho 1 pitada de orégano 1 folha de louro 3 cravos 1 colher (chá) cheia de sal 1 colher (chá) de açúcar vinagre de maçã, quanto baste Numa panela grande, ponha água para ferver. Assim que levantar fervura, ponha os pepinos. Quando voltar a ferver, conte 3 minutos se gosta de pepininhos mais crocantes, ou 5 minutos se prefere que fiquem mais macios. Escorra e ajeite-os num vidro previamente escaldado com água fervente. O vidro tem que ter uma boa vedação. Se a tampa não for muito boa, ponha um filme plástico entre a tampa e o vidro, como se fosse um veda-rosca. Ponha os temperos e complete com vinagre até um pouco menos da metade do vidro. Complete o restante com água filtrada até cobrir os pepinos. Agite o vidro para que os temperos se misturem bem e guarde em geladeira. Deixe curtir por pelo menos uma semana antes de comer. Outras opções de tempero são pimenta-do-reino em grãos, sementes de mostarda, alecrim, cebola, e por aí vai. Se não encontrar o minipepino, pode usar o pepino japonês mesmo (aquele que não se usa tirar a casca). Se escolher essa opção, passe os pepinos na água fervente só por uns segundos. Não é pra deixar cozinhar. Esse método de escaldar e depois deixar curtir no tempero pode ser usado pra fazer outras conservas. Você pode substituir o pepino por couve-flor, nabo, minicenouras, beterraba, minicebolas etc. Vale observar que cada legume tem uma consistência. Assim, o que muda é o tempo que leva pra escaldar. Para legumes mais macios, passe-os somente pela água fervente por alguns segundos. Para legumes mais duros, deixe aferventar um pouco mais. O importante é não deixar os legumes muito moles

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Misturinhas gostosas e com muito romance!


Para viver um grande amor direito
Não basta apenas ser um bom sujeito
É preciso também ter muito peito
Peito de remador
É sempre necessário ter em vista
Um crédito de rosas no florista
Muito mais, muito mais que na modista!
Para viver um grande amor
Conta ponto saber fazer coisinhas
Ovos mexidos, camarões, sopinhas
Molhos, filés com fritas, comidinhas
Para depois do amor
E o que há de melhor que ir pra cozinha
E preparar com amor uma galinha
Com uma rica e gostosa farofinha
Para o seu grande amor?"

Vinicios de Moraes


Ervas de Provence Ingredientes: manjericão, alecrim, sálvia, manjerona, louro, segurelha e tomilho. Confere especial sabor às carnes, peixes, aves, patês e cremes.
Receita para principiantes:
Batatinhas assadas com ervas de provance.
Batatinhas,1col de (sopa) ervas de provence,um pouco de molho do lombo de porco..
Descasca as batatinhas,coloca no tabuleiro,envolve as ervas de provence,e deita uma concha e meia de molho.
voilá......Bom apetite!
( Receita tirada da net.)

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008


Qualquer um pode cozinhar!


O lema é "Qualquer um pode cozinhar", imaginei o susto que alguns dos meus amigos ao acessar esse blog e ver as surpresas que ele reserva.
Essa mudança se deu com a promessa de fazer coisas bonitas, gostosas e prq não culinária?
Caros amigos, não se preocupem daqui saira o melhor que minha bela amizade pode oferecer o gosto e o prazer cozinhar pra vcs.
Receita de RATATOUILLE o primeiro prato feito quando chegar na França.
INGREDIENTES: 1 Berinjela grande; 1 Pimentão vermelho e/ou amarelo; 2 Cebolas médias; 2 dentes de alho esmagado; 2 Abobrinhas; 2 a 3 Tomates; Tomilho; Sal e pimenta
MODO DE PREPARO: Corte os legumes grosseiramente e refogue-os em fogo alto, até que dourem, tempere moderadamente. Em seguida reúna todos numa panela e deixe cozinhar em fogo brando, com o tomilho até que estejam macios e acerte o tempero caso necessite.
DICAS: Você pode refogar cada legume separadamente ou todos juntos, mas atenção para começar pelo mais firme (siga a ordem dos ingredientes dada) e junte o tomilho desde o começo. Caso precise, junte um pouco de água (ou um caldo) ao cozinhar. O ultimo cozimento pode ser feito na panela, 10 minutos, ou no forno a 180°C, pelo menos 40 minutos conforme a textura desejada: legumes crocantes, macios ou em compota.
Ajuste o tempo de cozimento e o tamanho de corte dos legumes conforme seu gosto: legumes em pedaços pequenos cozinham mais rapidamente.